saúde

Sede da Vigilância em Saúde de Santa Maria vai mudar de endereço

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A sede da Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Maria, que funciona há 22 anos no mesmo local (Rua Tuiuti, 1926), irá trocar de endereço. A previsão da prefeitura é que a mudança para o novo prédio - que fica na Rua Ângelo Uglione, 1534 - ocorra até o final deste mês.

Pesquisadores da UFSM selecionam voluntários para estudo sobre tratamento de gengivite

A troca é resultado de uma recomendação coletiva feita pelos órgãos em saúde após o surgimento do surto de toxoplasmose na cidade, em 2018, quando representantes do Ministério da Saúde, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e do Ministério Público Federal (MPF) verificaram as condições do prédio atual, que abriga a sede da superintendência desde 1997.

- Quando esse pessoal esteve aqui conosco durante o surto, verificou-se o quanto o nosso prédio era precário para atender uma cidade tão populosa quanto Santa Maria. É um prédio bem antigo e a Vigilância se tornou muito pequena para atender às pessoas. Houve essa recomendação de todas as partes para que a sede estivesse mais preparada para eventos desse nível e ter melhores condições para os servidores e para a própria população. Para que nossos serviços fossem mais eficientes era básico ter um prédio mais condizente - explica Alexandre Streb, superintendente de Vigilância em Saúde.

UFSM oferta testagem rápida de HIV para estudantes da instituição

A nova sede é considerada como uma conquista pelo Executivo. Atualmente, cerca de 70 pessoas trabalham no local, além da circulação do público atendido. Os serviços oferecidos permanecem os mesmos, no entanto, com a mudança para uma região mais próxima à sede da prefeitura, a acessibilidade fica mais fácil até mesmo para o deslocamento para a entrega de um documento, por exemplo.

Agora, estão sendo feitas algumas instalações elétricas e de logística. A previsão é que, ao final da semana que vem, essa etapa esteja concluída para iniciar o processo de transferência.

SERVIDORES
Outro saldo positivo após o enfrentamento ao surto de toxoplasmose em Santa Maria foi o acréscimo de cinco novos servidores no quadro funcional da Superintendência de Vigilância em Saúde, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e do CEVS.

De acordo com Streb, o setor de Vigilância Epidemiológica contratou três profissionais: um médico epidemiológico, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem.

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) municipal, que até a incidência do surto tinha somente um servidor (um engenheiro florestal), passou a contar com mais dois profissionais: uma agente de saúde e um outro engenheiro florestal foram transferidos de outros setores da prefeitura no ano passado, após a visita de técnicos do Vigiagua do Ministério da Saúde, em julho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça intima Ebserh a cumprir liminar de realocação de médicos no Husm Anterior

Justiça intima Ebserh a cumprir liminar de realocação de médicos no Husm

UFSM oferta testagem rápida de HIV para estudantes da instituição Próximo

UFSM oferta testagem rápida de HIV para estudantes da instituição

Saúde